Bienal de Veneza 2014: Lateral Office representará o Canadá com a exposição "Arctic Adaptations"

O Canada Council for the Arts e o Royal Architectural Institute of Canada (RAIC) anunciaram a exposição "Arctic Adaptations: Nunavut at 15" como a vencedora de uma competição nacional para representar o Canadá na Bienal de Veneza 2014. O escritório Lateral Office, de Toronto, será o responsável pela organização e curadoria da exposição concebida para celebrar o 15° aniversário do maior e menos populoso território canadense, conhecido por seu intocado deserto ártico e pela cultura Inuit.

Saiba mais sobre a contribuição do Canadá na Bienal, a seguir.

Render das estruturas que fazem parte da rede de distribuição de alimentos no Ártico © Lateral Office, 2012

Segundo o Canada Council for the Arts, Arctic Adaptations apresentará "propostas de arquiteturas inovadoras enraizadas no distinto território, clima e cultura de Nunavut, refletindo tradições locais de migração, mobilidade e sazonalidade." A exibição também busca explorar como a arquitetura pode facilitar o desenvolvimento destas vibrantes comunidades do Norte, especialmente num ambiente que está cada vez mais sofrendo com mudanças ambientais, sociais e econômicas."

"Esta é a primeira vez que se propõe uma exposição sobre o Norte do Canadá na Bienal de Arquitetura de Veneza", disse Roberto Sirman, Diretor e CEO do Conselho. "Dado o maior interesse nacional e internacional no Ártico, esta é uma exposição oportuna. Arctic Adaptations traz a atenção para os desafios e oportunidades únicas que Nunavut está encarando, e à possibilidade da arquitetura impactar positivamente em seu futuro.

Mapa das equipes que farão parte da exposição "Arctic Adaptations" © Lateral Office, 2013

Cinco equipes de projeto trabalharão em colaboração com organizações de Nunavut. Cada equipe será composta por uma escola e um escritório canadense com experiência de trabalho nesta região. Elas conceberão propostas que respondam às realidades regionais e locais, incluindo as mudanças climáticas, exploração de recursos e o rápido crescimento populacional. Cada proposta deverá ser desenvolvida em algum dos seguintes temas: Saúde, Educação, Habitaçãio, Recreação e Artes.

Estes temas serão explorados através de maquetes, vídeos, entrevistas, fotografias, mapeamentos, animações e sons em um ambiente imersivo que evoca a paisagem e arquitetura únicas de Nunavut. Usando a arquitetura como seu veículo, a exposição contará estórias do presente e do futuro deste território canadense.

Render interno da cabine que irá expor a rede de distribuição de alimentos no Ártico © Lateral Office, 2012

Colaboradores da exposição "Arctic Adaptations"

  • Organizações de Nunavut: Ilisaqsivik, Nunavut Housing Corporation, Nunavut Sport and Recreation, Qaggiavuut! e Qaujigiartiit Health Research Centre
  • Arquitetos: Fournier Gersovitz Moss Drolet Architectes Associés (Montreal), Kobayashi + Zedda Architects (Whitehorse), Lateral Office (Toronto), Pin/Taylor Architects (Yellowknife) e Stantec (Iqaluit)
  • Escolas de arquitetura: Dalhousie University, Université de Montréal, University of British Columbia, University of Manitoba e University of Toronto

Acessoria da exposição "Arctic Adaptations": The Right Honourable Adrienne Clarkson, Kirt Ejesiak, Peter Harrison, Bruce Kuwabara, Shelagh Rogers, John Ralston Saul, Brigitte Shim, Hunter F. Tura

Patrocinadores, parceiros e apoiadores: Canada Council for the Arts, Royal Architectural Institute of Canada (RAIC), Green Seed Development Corporation, Urban Capital Property Group, KPMB Architects, Bruce Mau Design, Inc., AZURE Magazine, Canadian Architect Magazine, Kriss Communications

O Canadá será um dos 40 países que participarão da 14ª Binal de Arquitetura de Veneza - com o tema Fundamentals - que acontecerá de 7 de junho a 23 de novembro, no Giardini e no Arsenale em Veneza, Itália. O curador do evento, Rem Koolhaas, desafiou os participantes a compreender a "riqueza do repertório fundamental da arquitetura", focando em "histórias - nos elementos inevitáveis de toda arquitetura usados por qualquer arquiteto, em qualquer lugar e em qualquer época (a porta, o piso, o forro, etc.) e na evolução das arquitetura nacionais nos últimos 100 anos."

Referências: La Biennale Official Website, Nunavut Tourism Website, Kriss Communications

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Porada, Barbara. "Bienal de Veneza 2014: Lateral Office representará o Canadá com a exposição "Arctic Adaptations"" [Venice Biennale 2014: Lateral Office to Represent Canada with Nunavut Exhibition ] 28 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601321/bienal-de-veneza-2014-lateral-office-representara-o-canada-com-a-exposicao-arctic-adaptations> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.